Anunciando o Evangelho

20/05/2023

A CRIATURA.

Após a queda do homem ele passou a ser criatura e não mais filho como era quando estava em santidade. Sendo igual a Deus. Genesis 2. Santidade que perdeu quando desobedeceu a Deus no jardim. Gênesis 3:8. Assim imediatamente todos foram destituídos da glória Deus e andávamos rumo a condenação, no presente e no futuro. Gênesis 3:22.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23

João 1:12. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome.

Ainda mais em; Isaías 53:5,6,10-12

A CONVENÇÃO.

Quando o homem deixa Cristo entrar em seu coração (Ap. 3.20) por meio da palavra (pregada) (Mt 16.15) e do Espirito Santo (que o convence), (João 16.7-11) ele ao receber o convite ou toma a decisão. O homem ao aceitar Jesus como seu Senhor, ou seja, "converter de criatura para filho" Jesus torna-se mediador (1 Timóteo 2) entre Deus que não aceita o pecado do homem e assim por meio da Jesus ele nos aceita como filhos por meio da santidade.

Deus nos amou quando nos ainda éramos pecadores. Ele provou o seu amor dando seu filho. Mas apenas por meio de seu filho ele permite que nos aproximemos dele.

Salmos 32:3 (NTLH) Enquanto não confessei o meu pecado,,eu me cansava,,chorando o dia inteiro.,

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
Romanos 10:9 e Joao 1.12 – João 3.16 – 1 João 1:9 – Atos 2.21 e 3.38

A SANTIDADE.

Após o homem entregar sua vida a Cristo para que o mesmo o leve a Deus o homem passa a ser propriedade de Jesus, assim Jesus nos apresenta a Deus como seus remidos isso é santidade, separado o homem convertido passa a adorar exclusivamente a Deus por meio de Jesus ou diretamente, assim em obediência ele é levado de volta a ter amizade com pai por meio do perdão. Isso não é coisa de pastor ou de igreja é uma ordem do próprio Deus, na qual esse é o motivo de ter enviado seu filho, para reconciliação.

1 Coríntios 7 - fala como devemos nos portar como santos

Santificação na convenção, santificação na caminhada e santificação na segunda vinda de Cristo.

Deus falou por meio dos homens do antigo testamento, depois por meio de Jesus, depois por meio dos discípulos, depois por meio de nós pela bíblia completa.

Romanos 10:8 (NTLH) O que Moisés diz é isto: "A mensagem de Deus está perto de você, nos seus lábios e no seu coração" — isto é, a mensagem de fé que anunciamos.

Levítico 19:2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.

1 Pedro 1:15,16 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Isaías 35:8 (NTLH) Haverá ali uma estrada, que será chamada de "Caminho da Santidade"., Nela, não caminharão os impuros ,,pois ela pertence somente ao povo de Deus., Até os tolos andarão nela, e não se perderão.,

Efésios 4:24 (NTLH) Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.,

2Coríntios 7:1 (NTLH) Meus queridos amigos, todas essas promessas são para nós. Por isso purifiquemos a nós mesmos de tudo o que torna impuro o nosso corpo e a nossa alma. E, temendo a Deus , vivamos uma vida completamente dedicada a ele.,

2Coríntios 7:1 (ARC) Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.,

1Tessalonicenses 4:3 (ARC) Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, 1Tessalonicenses 4:4 (ARC) que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, 1Tessalonicenses 4:7 (ARC) Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.

Hebreus 12:14. Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

A SALVAÇÃO.

Só é possível ser salvo quem reconhece que está errado, em pecado, que é mortal, falível, que não pode ser salvo da ira de Deus por si só e assim reconhecendo tudo isso clama por Jesus o único que pode levar o homem a Deus, para que Deus o aceite como filho. Sem o perdão ou melhor, se o homem não reconhecer que está em pecado não é possível ser salvo, já que Deus mesmo irado não obriga ninguém a entrar no céu.

1 Coríntios 6:11 E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.Eclesiastes 9:8 ARC Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11

Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

A vida do crente é um processo de santificação (João 17.17). Lutando todo os dias para não cair em tentação (Mt 6.9). Para vencer as tentações (Efésios 6.13), e resistir o diabo. (Thiago 4.7)

Atos 8:22 (ARC) Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade e ora a Deus, para que, porventura, te seja perdoado o pensamento do teu coração;

2Coríntios 7:10 (ARC) Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.

Mateus 3 E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia 2e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. (Lc 3.1-17;Jo 1.6-8,19-36)

Há casos em que Deus pode interferir na vida humana, desde que o motivo pela qual o homem não o aceita não seja por falta de perdão, mas por motivos pela qual o homem não poderá deixar de fazer, algo que o impede de reconhecer o seu pecado.

Isaías 64:4 Porque desde o começo do mundo, nenhum ouvido ouviu e nenhum olho viu um Deus semelhante a ti, que trabalha em favor dos que nele esperam.

Romanos 8:21 (ARC) na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

1 Reis 8:39 –

Atos 17:30 (ARC) Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam,

O HOMEM SALVO.

Agora que o homem está salvo do pecado e da morte ele passa a servi exclusivamente a Deus, ou seja, fará tudo para agrada-lo e fazer a sua vontade mesmo que para isso ele tenha que morrer é o seu motivo de viver. (Rm6.6, 8.36, 2Cor 4.11, Gal 2.20) Ou terá que dar sua vida por aquele que não estão salvos, não para salvar as pessoas pois cristo já fez isso, mas para que a mensagem do evangelho chegue até aqueles que Deus quer salvar. (2 Timóteo 2:11)

2 Coríntios 5:17 (ARC) Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.,

Mateus 10:32 (ARC) Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Deus quer que todo sejam salvos e por isso usa seus servos para falar com os homens. Tais homens pode receber poder de deus para mostrar o poder do evangelho e assim tonar a mensagem viva e eficaz. O homem tem como objetivo principal apresentar a cristo e nada além disso. Deixar que deus o use do modo que desejar para seu fim. O homem precisa se entregar de corpo e alma para que Deus o use do modo que quiser e assim salvar alguns.

1 Timóteo 2:4 o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

João 6:37. Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei.

Sabemos que o evangelho é uma mensagem grande e por isso um só homem não pode pregar em sua totalidade então Deus levanta mais homens para anunciar a Cristo pois apenas por meio de Cristo é possível se aproximar ou falar com Deus. Tudo em nome de Jesus.

Como salvo o homem precisa e deve ter o desejo em seu coração de que seus parentes e amigos sejam salvos por Cristo. Então precisa pregar e anunciar em palavra e com seu bom testemunho.

  • Romanos 8:1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.Não adianta dizer que tem Deus no coração, que tem intimidade com Deus, ou que tem Deus na vida. Como muitos ímpios dizem ter.

Sendo separados para essa missão, isso é o que o torna santo separado do pecado para boa obra. Sendo exemplo para uma tão grande nuvem de testemunha em toda sua maneira de viver.

Por fim não podemos ter medo de anunciar que somos santos e salvos, que Jesus ressuscitou e que vai voltar pois se não cremos nisso como podemos pregar? Como podemos pregar que Deus cura, liberta e faz milagres se não cremos nisso? Como não podemos crer na santidade e na salvação do homem e mesmo assim pregar?

Mateus 10:32 (ARC) Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Se vamos pregar devemos no cobrir-nos do manto da humildade.

Romanos capítulo 5 - 1 Sendo, pois, ajustificados pela bfé, temos cpaz com Deus, por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2 Pelo qual também temos acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 8:39 (ARC) nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!

O EVANGELHO (o que é?)

O evangelho é Cristo, a profecia em Isaias 53, o seu nascimento, sua vida como pregador, sua morte e ressurreição.

Jesus foi além. Ele veio à terra para cumprir pessoalmente uma missão dada por Deus para resgatar toda a humanidade de um fim que seria tenebroso. Nesse conteúdo, você vai entender que o grande diferencial de Jesus não foi a sua morte, mas, sim, o trabalho feito a partir da sua morte na cruz, que resultou na sua ressurreição e vitória sobre a morte.

O evangelho é toda a bíblia sagrada, no entanto precisamos entender algo: para os novos convertidos é a história se Cristo e sua vinda. Para os mais velhos é a história e as admoestações dada pelos apóstolos. Podemos assim dizer que quando formos pregar para os ímpios precisamos anunciar a Cristo e depois de algum tempo as admoestações dos apóstolos.

Sabemos que as cartas e livros dos apóstolos foram escritos para a igreja, ou seja, de um modo universal, mas para aqueles que já aceitaram a Cristo. Isso não quer dizer que não podemos pregar aos ímpios, porem com certo cuidado para não os deixar inchados.

1 Coríntios 13:11. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

1 Coríntios 3.1 E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 2 Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; 3 porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?

1 Coríntios 1:18 Romanos 10:8 (NTLH)mensagemmensagem

Romanos 10:14 (NTLH) Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada?

1 Pedro 2:24. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

"Em tudo te dá por exemplo de boas obras." Tito 2:7. "que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra." Tito 3:1. "Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras." Tito 3:8.

AONDE PREGAR.

Para que possamos entender o evangelho é preciso sermos convertido "de criatura para filhos, " praticantes e não apenas ouvintes e está cheio do espirito santo e disposto a obedecer. Além de viver como se já estivesse na gloria com Cristo.

Precisamos pregar e orar em todo os lugares, ou em algum lugar especifico apresentado por Deus ou por seu líder.

Precisamos entender que apesar do desejo de pregar em os lugares, temos que ser inteligentes para ver que, se não podemos pregar ou não sabemos falar com os da nossa casa; como podemos desejar e gastar esforço para ir a África por exemplo? Precisamos aprender a pregar na nossa casa, na vizinhança, na rua isso é um treinamento para que Deus possa ver que nosso desejo é genuíno. Assim quando vivemos em ação no nosso bairro ele levanta meio para que o crente posso ir a África fazer missões. Não faz nenhum sentido querer salvar a África e não anunciar o evangelho na nossa rua.

Sabemos que por nosso testemunho é possível salvar os da nossa família.

Sabemos que o profeta não tem valor na sua casa, nem por isso temos que deixar de pregar em casa.

Precisamos no mínimo ser um exemplo e que não tenham com o que lhes acusar.

Assim seremos preparados para sair e ir ao mundo.

O texto bíblico diz. Primeiro, segundo e terceiro.

Atos 1:8 Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra!"

Tiago 1.19. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.

Efésios 5.18. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,

Salmos 51:12 NVT. Restaura em mim a alegria de tua salvação e torna-me disposto a te obedecer.

COMO PREGAR.

Os santos quando saírem a pregar em público precisam estar preparados, fisicamente e espiritualmente.

Não se preocupar, nem com o que vai comer, beber ou vestir. Não se preocupar onde dormir ou se vai voltar para casa. É uma entrega total. Se for roubado não sentir raiva ou magoa e ainda se possível dar tudo que tem.

Sempre ajudar. Quando estiver indo pregar ajudar, além da pregação é importante ajudar as pessoas, agir em favor daqueles que precisa.

Quando desafiado, crer que o Espirito Santo o ajudará. Quando afrontado não desanimar ou revidar. Sua atenção deve ser total para a pregação. Não olhar para a direito ou para a esquerda. Modo de falar.

Fica na dependência do espiro. Como foi com os apóstolos e Estevam que diante dos seus apedrejadores não revidou.

Tomar cuidado para que o seu eu não apareça mais do que a pregação. Ter zelo pela palavra, pela forma de se comportar. Evitar escândalo, ou chamar a tenção para si nas vestes ou no seu comportamento. Ser responsável por tudo que fizer aceitando as consequências como ordem de Cristo.

Como santificados precisamos estar dispostos a morrer por Cristo sabendo que como santos e mais importante é a santidade do que a vida, sabendo que já temos vida em Cristo.

Filipenses 1.21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

Filipenses 1 18. "Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade; estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.


Escrito por: Pb. Carlos Simplicio

© 2023 Blog do escritor Carlos Simplicio. Todos os direitos reservados.
Powered by Webnode Cookies
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started